ASCON-Rio E DEMAIS ENTIDADES DO FÓRUM DE C&T
PARTICIPARAM DA 77ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC
O Fórum de Entidades Sindicais Representativas das Servidoras e Servidores das Carreiras de C&T/ Fórum de C&T – coletivo de entidades no qual a ASCON-Rio tem efetiva atuação - participou da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC, realizada no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre os dias 13 e 19 de julho de 2025. Esse é o maior evento da comunidade científica nacional, reunindo instituições de pesquisa, profissionais da área, estudantes e público em geral, movimentando mais de 40 mil pessoas em atividades de divulgação científica e discussões sobre políticas públicas e os rumos da C&T no país.
Um dos eventos que compõem tal reunião é a chamada EXPOTEC, onde são montados stands de dezenas de instituições de ensino e pesquisa do país. O Fórum de C&T contou com um stand nesse espaço, que funcionou como ponto de contato com a comunidade científica e o público em geral. Aí foram distribuídas duas cartas: uma dando conta da forma de funcionamento do Fórum e dos princípios que movem as entidades sindicais de C&T; outra, entregue em mãos à Ministra Luciana Santos, falando de nossa preocupação e avaliação sobre o caos orçamentário que ameaça o funcionamento do Ministério e de suas Unidades de Pesquisa e Vinculadas. Boa parte dessas instituições, caso não haja mudança do quadro, serão obrigadas a diminuir suas atividades, por exemplo, cortando postos de trabalho e fechando laboratórios, encerrando projetos.
Além dessas ações, as entidades do Fórum realizaram outras atividades, que focaram:
- Na defesa, junto a setores do MCTI, da comunidade científica e da sociedade em geral de mais concursos públicos para nossas carreiras, em especial para os cargos de Técnico e Assistente, hoje totalmente precarizados;
- Na defesa da manutenção do Programa de Capacitação Institucional/PCI, programa de bolsas essencial para o funcionamento das Unidades de Pesquisa do MCTI;
- Na defesa do fortalecimento das instituições de C&T, como as Unidades de Pesquisa e Vinculadas do MCTI, hoje enfraquecidas pelo contingenciamento orçamentário causado pela política fiscal do governo, agravada pela postura de chantagem política por parte da extrema direita no Congresso.
Com tais bandeiras, as entidades sindicais participaram de reuniões formais e informais com setores do Ministério, com a presidência da FINEP, com dirigentes das Unidades de Pesquisa e com associados da SBPC, buscando apoio a essas lutas.
Ao fim da Reunião, a Assembleia de Membros da SBPC aprovou uma moção, construída conjuntamente pelo movimento sindical e alguns membros importantes da Sociedade. Apresentada por Paulo Artaxo, pesquisador do IMPA, a moção defende, junto ao MCTI e ao Ministério do Planejamento, os seguintes pontos: a defesa do fortalecimento orçamentário do MCTI e de suas Unidades de Pesquisa e Vinculadas; a exclusão das instituições de C&T do ajuste fiscal que contingencia seus recursos financeiros; a luta por concursos públicos para todos os cargos das carreiras de C&T; a distribuição adequada dos recursos do FNDCT, com a maior parte desses recursos sendo destinada a ações não reembolsáveis – aquelas mais focadas em entes públicos.
As entidades sindicais que compõem o Fórum usarão essa moção e reforçarão os contatos feitos na SBPC para fortalecer a luta em defesa de nossas carreiras, seus trabalhadores e trabalhadoras e as instituições científicas onde esses atuam.
