TituloASCONRio.gif
 
 
 
 
FÓRUM DE C&T E GOVERNO ABREM MESA SETORIAL SOBRE AS CARREIRAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Na tarde dessa segunda-feira, 06 de novembro, o Fórum das Entidades Representativas das Servidoras e Servidores das Carreiras de C&T/Fórum de C&T – que congrega mais de 32 entidades sindicais – juntamente com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal/CONDSEF,representada por seu Secretário-Geral, Sérgio Ronaldo da Silva, reuniu-se com a equipe do Ministério da Gestão e Inovações/mgi.

FÓRUM DE C&T E GOVERNO ABREM MESA SETORIAL SOBRE AS CARREIRAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Na tarde dessa segunda-feira, 06 de novembro, o Fórum das Entidades Representativas das Servidoras e Servidores das Carreiras de C&T/Fórum de C&T – que congrega mais de 32 entidades sindicais – juntamente com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal/CONDSEF,representada por seu Secretário-Geral, Sérgio Ronaldo da Silva, reuniu-se com a equipe do Ministério da Gestão e Inovações/mgi, para a abertura da Mesa de Negociação Setorial Específica e Temporária para as Carreiras de C&T. Pelo MGI estiveram presentes José Lopez Feijóo, Secretário de Relações de Trabalho; José Celso Cardoso Jr. e Regina Coeli Moreira, Secretário e Secretária-adjunta da Secretaria de Gestão de Pessoas; e José Borges Filho, Diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público, dentre outros.
A se lamentar, apenas a ausência dos dois representantes indicados pelo MCTI, a pedido do MGI. Essa ausência aparenta o descompromisso de nosso Ministério com a Mesa Setorial, importante espaço de debate sobre os rumos de nossas carreiras e instituições.um enorme erro de entendimento de nosso Ministério sobre a importância de apoiar seus servidores em debate estratégico não só para os mesmos, como para o Ministério e o sistema público de C&T.
Na ocasião, José Benito Abellás, interlocutor pelo Fórum de C&T e diretor da ASCON-Rio, fez uma longa apresentação aos membros do MGI sobre nossas carreiras e sobre os pontos considerados urgentes da pauta de reivindicações apresentada pelo Fórum. Eis os pontos de pauta apresentados e defendidos:
- necessidade de valorização salarial da C&T;
- defesa dos cargos de nível intermediário de nossas carreiras (técnicos e assistentes), reafirmando posicionamento do Fórum de C&T contra qualquer tentativa de esvaziamento dos mesmos;
- defesa de concurso público urgente para cargos de nível intermediário ;
- defesa novo concurso público para cargos de nível superior, em virtude da necessidade de novas vagas para a não paralisação das atividades de boa parte de nossas instituições;
- reconhecimento do papel estratégico da carreira de Gestão de C&T (analista e assistente), contrapondo-se aos posicionamentos generalistas presentes em setores burocráticos do governo que defendem seu esvaziamento, pela incorporação de tais cargos ao chamado “carreirão”;
- defesa de resolução imediata da situação dos anistiados, com sua inclusão nos planos de carreiras de C&T;
- defesa da normatização de autorização prévia para realização de concursos públicos em situações de vacância de cargos, como ocorre hoje nos IFES;
- reconhecimento, por parte do governo, do papel estratégico da Ciência e Tecnologia brasileira, pelo reconhecimento de seu papel de política de Estado, garantindo a continuidade de projetos e recursos para os mesmos independente dos desejos dos governos de ocasião.
A mesma Mesa Setorial contou com a representação dos servidores da Fiocruz, pela grande semelhança estrutural de ambos planos de carreiras. Pela ASFOC-SN, que representa servidoras e servidores daquela instituição, falou a sua presidente, Mychelle Alves, apresentando pauta em muito similar à do Fórum.
Os representantes do governo ficaram de analisar as pautas e comprometeram-se a marcar nova reunião da Mesa nos próximos trinta dias. Para mais informações, entrar em contato com a ASCON-Rio, através do email: asconrio@gmail.com.

ASCON-Rio e Fórum de C&T em defesa de nossas carreiras! Fortaleça nossa luta! Filie-se à ASCON-Rio.






0 comentário(s) | Comente

 
 
 

Av. Pedro Calmon, 900 - Cidade Universitária
Ilha do Fundão - Rio de Janeiro -RJ | CEP:  21.941-908
(21) 2590-3297 ou 3865-7352
e-mail: asconrio@gmail.com