TituloASCONRio.gif
 
 
 
 
FÓRUM DE C&T REÚNE-SE COM

O Fórum de Ciência e Tecnologia, que reúne sindicatos e associações de servidores do sistema de C&T em vários estados e ministérios - dentre as quais a ASCON-Rio - reuniu-se ontem, 19/08, com o Ministro de C&T, Marcos Pontes.

FÓRUM DE C&T REÚNE-SE COM
MINISTRO MARCOS PONTES

 

      O Fórum de Ciência e Tecnologia, que reúne sindicatos e ass ociações de servidores do sistema de C&T em vários estados e ministérios - dentre as quais a ASCON-Rio - reuniu-se ontem, 19/08, com o Ministro de C&T, Marcos Pontes.

     Na ocasião forram discutidos os ataques a instituições de pesquisa e seus profissionais, como no caso do INPE bem como o desmanche promovido ao sistema de C&T pelo garroteamento orçamentário e a ausência de concursos públicos, desmanche esse que tem sua face mais visível na crise do CNPq.

     No que se refere ao INPE, o Fórum externou ao Ministro sua discordância frente à postura recuada de Pontes no caso, por entender que ele não defendeu a instituição, seu trabalho científico e seus servidores dos ataques gratuitos do presidente Bolsonaro. Pontes alegou que o caso ganhou uma dimensão enorme e que era importante jogar "água na fervura". Sobre a nomeação de um interino, Pontes garantiu que isso não significa mudanças no processo de escolha das direções das Unidades de Pesquisa, que continuará a ser realizado via comitês de busca. O ministro comprometeu-se ainda a estudar a participação de representantes de servidores nesses comitês, como já ocorreu anteriormente.

      O Fórum externou ainda sua preocupação com a gravíssima situação do CNPq e a perspectiva real de suspensão total do pagamento de bolsas e paralisações de pesquisas já em setembro. Para o Fórum, a situação do CNPq é consequência de uma visão hegemônica no governo de viés economicista, que desvaloriza a Ciência e Tecnologia, considerando-a uma despesa indesejável - por isso o garroteamento orçamentário e a ausência de concursos.

      O Ministro confirmou que há dificuldades no diálogo junto à equipe econômica no que se refere à valorização de C&T e disse estar trabalhando para a resolução urgente da crise no CNPq.

      Por fim, Pontes comprometeu-se a manter um canal constante de diálogo com o Fórum, por entender que os múltiplos atores da área devem unir-se neste momento de enorme crise da mesma.

 

CIÊNCIA NÃO É DESPESA!

É PRECISO LUTAR A CADA DIA CONTRA A DESTRUIÇÃO DO SISTEMA DE C&T!

É PRECISO LUTAR PELO CNPQ E POR TODAS AS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA DO PAÍS, SOB O DUPLO ATAQUE DO OBSCURANTISMO E DO LIBERALISMO ANTINACIONAL!

É HORA DE LUTA!

ASSOCIE-SE E JUNTE-SE A ESSA BATALHA POR NOSSO FUTURO!

 

 A direção da ASCON-Rio












0 comentário(s) | Comente

 
 
 

Av. Pedro Calmon, 900 - Cidade Universitária
Ilha do Fundão - Rio de Janeiro -RJ | CEP:  21.941-908
(21) 2590-3297 ou 3865-7352
e-mail: asconrio@gmail.com